1ª Aula – 15/10/12 –
2ª feira
- Recebimento, acolhimento e conversa informal com
os estudantes;
- Trabalho com o calendário: Qual o dia da semana
hoje? Qual do dia do mês? Em qual mês estamos? Em que ano estamos? Como
está o tempo hoje? Ensolarado? Nublado? Chuvoso? Qual a diferença entre
um dia nublado e um dia ensolarado?
- Leitura, escrita e discussão do pensamento: Não fique triste quando ninguém
notar o que fez de bom. Afinal, o sol faz um enorme espetáculo ao
nascer,e mesmo assim, a maioria de nós continua dormindo. (Charles Chaplin).
- O que
pensam sobre o assunto e se já ouviram esse pensamento, quem foi Charles
Chaplin (breve relato dado pelo professor).
- Verbalizar que são os estudantes presente e os estudantes
ausentes.
- Registro no caderno com desenho ou escrita.
- Explicação pelo professor sobre o que será
trabalhado nessa quinzena e o que desejamos alcançar.
- Roda de conversa para verificar o que já sabem
sobre lendas e parlendas: quais as mais conhecidas, as que menos
conhecem e as que mais utilizam em brincadeiras, etc.
- Produção de uma lista, que ficará fixada na
Sala de Recursos Multifuncional, com os nomes de algumas lendas e a
escrita de algumas parlendas.
- Explicação do que provavelmente será trabalhado
na próxima aula;
- Término da aula: cada estudante relata o que
mais gostou na aula e explica por que gostou.
- Desenho sobre o que mais marcou na aula.
2 ª Aula – 17/10/12 – 4ª feira
- Recebimento, acolhimento
e conversa informal com os estudantes;
- Trabalho com o
calendário: Qual o dia da semana hoje? Qual do dia do mês? Em qual mês
estamos? Em que ano estamos? Como está o tempo hoje? Ensolarado?
Nublado? Chuvoso? Qual a diferença entre um dia nublado e um dia
chuvoso?
- Leitura, escrita e
discussão do pensamento: Perder
tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir
coisas interessantes. (Carlos Drummond de Andrade).
- Verbalizar que são os
estudantes presente e os estudantes ausentes;
·
O que pensam sobre o assunto e se já ouviram
esse pensamento, quem foi Carlos Drummond de Andrade (breve relato dado pelo
professor).
- Registro no caderno com
escrita do que já trabalhamos até agora;
- Leitura da lista com os
nomes das lendas e leitura das parlendas;
- Assistiremos ao vídeo: A
lenda do Saci Pererê.
- Após o vídeo discutiremos
(oralmente e com registro posterior no caderno) sobre o que pode ser
fantasia e o que pode ser realidade, quem gostaria de ser o saci (por
que sim e por que não), quais personagens aparecem na história, o que
cada um faz, quais suas características, etc e, assim, em dupla, irão
discutir e reescrever a história contada.
- Término da aula: Cada
estudante cria seu próprio saci, de acordo com os materiais disponíveis
na sala: cola, diversos tipos de papéis, palitos, sucatas, etc.
3 ª Aula – 22/10/12 – 2ª feira
- Recebimento, acolhimento
e conversa informal com os estudantes;
- Trabalho com o
calendário: Qual o dia da semana hoje? Qual do dia do mês? Em qual mês
estamos? Em que ano estamos? Como está o tempo hoje? Ensolarado?
Nublado? Chuvoso? Qual a diferença entre um dia nublado e um dia
ensolarado?
- Leitura, escrita na
lousa e no caderno e discussão do pensamento: "Um país se faz com homens e livros" (Monteiro Lobato).
- O que pensam sobre o
assunto e se já ouviram esse pensamento, quem foi Monteiro Lobato (breve
relato dado pelo professor).
- Verbalizar quem são os estudantes presentes e
os estudantes ausentes.
- Retomaremos a discussão da aula anterior sobre
o Saci Pererê, na qual cada dupla fará o registro no caderno, buscando
obedecer a pontuação e concordância nominal e verbal.
- Correção dos textos que serão digitados no
computador com a correção da própria máquina e também com o auxílio do
professor. Em grupo faremos as devidas correções dos textos, levantando
questões, tais como: por que será que esta palavra está escrita errada?
O que está faltando ou sobrando? Como se escreve isso ou aquilo?, ou
seja, levá-los a pensar sobre a escrita correta das palavras, bem como
utilização da pontuação.
- Término da aula: Explicação
aos estudantes sobre a ficha de auto avaliação: o que é e para que
serve. Cada estudante fará sua autoavaliação, folha que será entregue
pelo professor. Cada um marcará com um “X” o que considera que aprendeu
ou não aprendeu durante a aula.
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4 ª Aula – 24/10/12 – 4ª feira
- Recebimento, acolhimento
e conversa informal com os estudantes;
- Trabalho com o
calendário: Qual o dia da semana hoje? Qual do dia do mês? Em qual mês
estamos? Em que ano estamos? Como está o tempo hoje? Ensolarado?
Nublado? Chuvoso? Qual a diferença entre um dia nublado e um dia ensolarado?
- Leitura, escrita na
lousa e no caderno e discussão do pensamento: Não fique triste quando ninguém notar o que fez de bom. Afinal,
o sol faz um enorme espetáculo ao nascer, e mesmo assim, a maioria de
nós continua dormindo. (Charles Chaplin).
- O que pensam sobre o assunto e se já
ouviram esse pensamento, quem foi Charles Chaplin (breve relato).
- Verbalizar e anotar no caderno o nome das
meninas e o nome dos meninos independente de quem está ou não presente
na aula.
- Pesquisa no youtube de
parlendas e, após a pesquisa, cada estudante escolherá sua preferida e irá
recitar, para que posteriormente digite a que mais gostou no computador.
- Impressão das parlendas
escolhidas e correção no quadro;
- Reescrita, com correção,
das parlendas no computador e impressão das mesmas.
- Desenho na própria folha
na qual a parlenda foi impressa sobre o que entendeu ou sobre os
personagens da parlenda.
- Vamos scanear cada
parlenda e imprimi-las para a confecção de um mini livro de parlendas
- Término da aula: Cada
estudante separa seu material para montar e criar seu mini livro de
parlendas.
5 ª Aula – 29/10/12 – 2ª feira
- Recebimento, acolhimento
e conversa informal com os estudantes;
- Trabalho com o
calendário: Qual o dia da semana hoje? Qual do dia do mês? Em qual mês
estamos? Em que ano estamos? Como está o tempo hoje? Ensolarado?
Nublado? Chuvoso? Qual a diferença entre um dia nublado e um dia
ensolarado?
- Leitura, escrita e
discussão do pensamento: Não
fique triste quando ninguém notar o que fez de bom. Afinal, o sol faz um
enorme espetáculo ao nascer,e mesmo assim, a maioria de nós continua
dormindo. (Charles Chaplin).
- O que pensam sobre o assunto e se já
ouviram esse pensamento, quem foi Charles Chaplin (breve relato).
- Verbalizar quais são os
estudantes presente e os estudantes ausentes. Registro no caderno com
desenho ou escrita
- Explicação do que será
trabalhado na aula.
- Iniciando a conversa
apresento aos estudantes alguns balões de fala, com o projetor de
slides, pergunto a eles se conhecem e se já viram, onde, quando e qual
situação. Onde podemos encontrar esses balões? O que será que cada um
deles quer dizer?
- Após a discussão, será
entregue a cada estudante uma folha com personagens de lendas (saci,
negrinho do pastoreio, lobisomem, Iara, etc.) e com os balões das falas
de cada um, no qual cada estudante criará a sua própria história.
- Término da aula: Leitura
e dramatização, pelo professor, da lenda do negrinho do pastoreio e
exposição dos trabalhos, em painel no pátio da escola, realizados nesse
período.
5 – Avaliação
- Ficha de auto avaliação para cada estudante;
- Observação e anotações sobre o desempenho e
participação de cada estudante durante a realização das atividades
propostas;
- Escrita individual de uma parlenda que será
escolhida pelo próprio estudante, sendo observado se utilizou o que
estudamos durante as aulas.
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6 – Observações
Caso algum objetivo
não seja atingido, prosseguirei nas próximas aulas com as habilidades e
competências, mudando apenas as atividades que serão propostas.
Referências:
SED. Secretaria de
Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. Referencial Curricular de
Educação do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2012.
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