quarta-feira, 17 de abril de 2013

Planejamento - Curso de TA

Olá, pessoal! Estou fazendo uma capacitação sobre Tecnologia Assistiva e, assim, estou postando meu Planejamento que foi uma das atividades realizadas durante o curso. Espero que gostem!



PLANEJAMENTO

O planejamento é a antecipação da ação do professor, ou seja, das atividades, conteúdos, recursos e estratégias que vai utilizar em suas aulas.


1. Dados de Identificação:
Site: http://www.kidleitura.com/
Atividade do site: Letras que falam
Período de desenvolvimento da atividade: 15/04/13 à 19/04/13
2. Características sensoriais e cognitivas são exigidas do aluno para a realização da atividade:

3. Habilidade a ser desenvolvida: Identificar, ler e interpretar o alfabeto

4. Objetivos:
 Que os estudantes possam conhecer, identificar e ler cada letra do alfabeto.

5. Conteúdo: Alfabeto

6. Desenvolvimento da atividade:

O alfabeto será apresentado a todos os estudantes, em primeiro lugar, em forma de perguntas: Vocês já escutaram falar em “alfabeto”? O que é o alfabeto? Quantas letras têm o alfabeto? Após apresentar-lhes o alfabeto, vamos colocá-lo em exposição em sala de aula. Cada estudante colocará uma letra, na ordem alfabética, com as perguntas: Qual a primeira letra do alfabeto? O que vem depois dessa letra? E, assim, sucessivamente até terminar o alfabeto. Vamos cantar a música da Xuxa – Alfabeto. No decorrer da semana iremos à sala de tecnologia educacional, para acessar o site acima citado, para que os estudantes possam explorar as atividades nele contidas sobre o alfabeto.

7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva): Prancha de comunicação, com velcro.

8. Estratégias de acompanhamento da atividade: Observação, com anotações, da participação de cada estudante nas atividades propostas, inclusive na sala de tecnologia educacional.


9. Observações: O planejamento é flexível e poderá ser acrescentadas atividades, se assim for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário